domingo, 7 de julho de 2013

O Sonho Brasileiro acabou: Por que a Economia Brasileira caminha para a recessão?


            A Economia Brasileira experimentou praticamente uma década de crescimento econômico. Em grande parte, muito mais por condições exógenas do que por mudanças estruturais de sua economia. Aqui afirmo que este ciclo está com os dias contados e vamos explicar o porque.

            Em primeiro lugar é muito importante estabelecer aqui a diferenciação entre “estoque” e “fluxo”. Apesar de ser fundamental para o compreender o funcionamento de uma economia, a ênfase na diferenciação entre estes dois conceitos não são difundidos nas principais escolas de economia e na mídia econômica. Talvez exista uma razão sociológica para não se abordar mais firmemente a diferença entre os dois conceitos. Mas isto, é tópico para um outro Post…

            Pois bem, PIB é fluxo. A riqueza de um país é estoque! Analogamente, seu salário é seu PIB, seu fluxo. Seu Patrimônio, é estoque. Ora, se você por uma década percebeu um salário bem alto, por estar trabalhando em cargo gerencial em uma multinacional exportadora de commodities, seu fluxo (PIB) está alto. Isto não significa que você está rico! E tampouco significa que sua riqueza está aumentando consideravelmente.

            Ora, observe que a pujança da empresa onde você trabalha não depende diretamente dela mesma. Em um Mercado de commodities sua empresa é tomadora de preço. Simplesmente estão pagando mais caro no que você vende e durante este periodo seu fluxo é alto! Se você utiliza todo este fluxo  para consumo, sua “sensação” de riqueza aumenta, mas você não está mais rico. Se você não investe o suficiente deste seu fluxo, quando o negócio da empresa onde trabalha tiver desempenho pior, você pode perder seu emprego, se não investiu o que acontece? Isso mesmo, se não formou estoque, riqueza, você está pobre!

            Pois bem, a Economia Brasileira hoje se encontra em uma situação parecida. A percepção da população brasileira é de que estamos consideravelmente mais ricos! Anos de crescimento do “fluxo” (PIB) geram a sensação de que estamos realmente mais ricos. Mas será que estamos mesmo?

            O motivo pelo qual a Economia Brasileira caminha para recessão é simples: falta de competitividade. Crescimento, se não baseado em ganho de produtividade não aumenta riqueza de um país de forma sustentável. Na analogia acima, não importa que você em seu cargo gerencial de uma empresa de commodities produza a mesma coisa que em anos anteriores, se estiverem pagando 50% menos na commoditie, o “fluxo” percebido por sua empresa vai cair. Provavelmente seu bonus anual cairá, com sorte manterá seu emprego.

            Perdemos ao longo dos últimos anos a chance de aproveitar o ciclo favorável de excesso de liquidez e ciclo de alta de preços de commodities para, com o “fluxo” crescente, simplesmente: Investir! Investir em infra-estrutura, educação e tecnologia.

            O que é pior, utilizamos mal o “fluxo”, criamos uma sensação de “riqueza” falsa, baseado em um consumo desenfreado durante os anos de excesso de liquidez e termos de troca favoráveis (ciclo de commodities). Geramos bolhas (através de crédito gastando o “fluxo” futuro incerto e que provavelmente não teremos!), nossa riqueza real não é aquela que percebemos hoje. Mal temos a capacidade de gerar o mesmo “fluxo” de anos anteriores. A alocação dos recursos foi distorcida em diversos setores da economia. Com isto, o crescimento não é sustentável e caminhamos para anos de “vacas magras”, com muita sorte crescimento pífio do PIB, mas muito provavelmente: Recessão.

            Por que o “fluxo” dos últimos anos não pode continuar? Por que não podemos continuar recebendo nosso “salário gordo” (PIB)?

            Porque tudo indica que o ciclo de excesso de liquidez mundial está com os dias contados. Indícios das maiores economias do mundo (EUA, China e Japão) apontam para uma redução de liquidez. A economia chinesa deve crescer em ritmo mais lento, os preços de commodities já cairam bastante e muito provavelmente o ciclo de alta de commodities acabou.

            Conclusão, o tão mais rico que nos sentimos hoje só vai aumentar a sensação de pobreza num futuro próximo. Vamos observar que durante este periodo não acumulamos riqueza, apenas gastamos mais e mal sacrificando o futuro. Essa é nossa deseconomia brasileira.

2 comentários:

  1. Hoje li um artigo do Alexandre Schwartsman que tem tudo a ver com o post.
    Tive de compartilhar aqui:
    http://maovisivel.blogspot.com.br/2013/07/problemas-reais-e-ilusoes-fiscais.html

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, muito claro. Pena ser verdade, pois os próximos anos serão difíceis.

    ResponderExcluir